Reflexão


ACONSELHANDO O JOVEM CRISTÃO

 "Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos" (Tt 2.6).

Ter um compromisso sério com Deus - Isto é fundamental para o jovem cristão. O compromisso com Deus é demonstrado através da sua fé, da sua confiança no Senhor e do seu modo de viver. A leitura constante da Bíblia, a vida de oração, o prazer pelos momentos de culto, o bom testemunho diante de Deus, da Igreja o do mundo, a obediência a Deus e à sua palavra, a fidelidade às doutrinas bíblicas, o respeito e obediência aos pais e superiores, "no Senhor" (Ef 6.1; 1Ts 5.12-13). Ele deve assumir e viver este compromisso com alegria, coragem, determinação e ousadia.
Ter cuidado com os amigos - "Nunca ter como amigo íntimo alguém que não seja amigo de Deus".
Ser obediente aos pais ou responsáveis, no Senhor - Nenhum jovem deve sair de casa, para realizar qualquer tarefa, sem bênção e aprovação dos pais. Os pais têm o direito e o dever de participar das decisões importantes na vida dos filhos. Os filhos que honram os pais, serão honrados por Deus. Por outro lado, os pais ou responsáveis que não conhecem o Senhor podem não compreender as decisões de um jovem cristão comprometido. Nessas situações, o jovem deve ser prudente, paciente e confiar inteiramente na ação de Deus, mas só obedecer "no Senhor". Obedecer "no Senhor" é agir sempre de forma a agradá-lo. Os pais ou responsáveis não têm o direito de obrigar os filhos a praticarem atos ímpios e pecaminosos.
Ter cuidado com os sentimentos - Ter cuidado com seus próprios sentimentos e com o das outras pessoas. O jovem precisa reconhecer que tem valor próprio e também que cada jovem, que vê ao seu lado, tem virtudes que são únicas e valiosas. Não zombar de ninguém, não fazer piadas e gracejos depreciativos com o fim de ridicularizar características e atitudes pessoais de qualquer pessoa. "Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles" (Lc 6.31).
Ser fiel cumpridor dos compromissos assumidos Sei firme no cumprimento dos deveres é atitude que agrada e honra ao Deus. É triste saber de jovens que não gozam da confiança dos outros ao redor. Ser honesto e sempre falar o que é verdadeiro.
Ser vigilante com Suas palavras e hábitos - As palavras refletem o que está na alma. Precisamos falar o que agrada ao Senhor. Expressões chulas e pornográ ficas, bem como palavras levianas e grosseiras não podem ser comuns nos lábios do jovem cristão.
Ter um namoro que agrade a Deus - Namorar é natural, é normal, mas deve ser um ato agradável ao Senhor. O namoro é uma experiência bonita, no entanto tem que ser coerente com os ensinos da palavra de Deus. Longe da palavra de Deus, o namoro pode resultar em decepção, vergonha e traumas para a vida toda. Observemos alguns princípios que agradam a Deus: não namorar por lazer; não pamorar alguém que não serve ao Senhor; impor limites no relacionamento; na morar com dignidade e respeito e esperar o tempo certo e a pessoa certa para namorar e casar.
Não desprezar as orientações do seu pastor - Conversar sempre com o pastor sobre seus planos é fator importantíssim para a vida do jovem. Ele é ministro de Deus e foi constituído para orientar o povo de Deus, segundo os princípios das Escrituras e do bom-senso cristão.